“O maior ganho é exatamente a prevenção”

Diário da Manhã
Diário da Manhã

O Congresso Português de Cardiologia (CPC) visa encontrar soluções para uma das doenças que continua a matar muito no país, a doença do coração.

Marco Costa, presidente do CPC 2018, foi ao Diário da Manhã da TVI falar sobre esta doença que é responsável por 30% das mortes em Portugal.

Para além de abordar vários temas, refere que o CPC2018 vai dar grande importância à prevenção, sendo que “o maior ganho é exatamente a prevenção”, nomeadamente dos fatores de risco como o Tabagismo, Hipertensão Arterial, Dislipidemia, Diabetes Mellitus ou Obesidade, entre outros.

“É um debate que tem de ser muito transversal, muito inclusivo relativamente a outras especialidades que nos ajudam a combater este flagelo. Não é só um congresso de cardiologistas, mas sim um Congresso de Medicina Cardiovascular.”

“Estamos muitíssimo bem, o Congresso Português de Cardiologia é reconhecido pelos seus pares a nível internacional…”. Neste congresso “vamos ter a presença do presidente do colégio americano e das principais sociedades cientificas”.

O maior ganho é exatamente a prevenção